terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pãozinho de Leite Fofíssimo!


Ó colega... pára tudo e vem aprender a fazer o melhor pãozinho que você já comeu na vida! 
Depois de tanto "apanhar" p/ fazer um pão que valha a pena eu finalmente encontrei a receita perfeita! Estou feliz pela descoberta e triste pelo momento, não comi e não comerei nenhum porque né, já se foram 7 toneladas kg embora desse corpitcho de sereia em fantasia de baleia! Então só uma mordidinha para saber como ficou e basta, afinal,  cozinhar me dá tanto prazer quanto comer!


Mas vamos ao que interessa:

Coloque no liquidificador (adoooro):
250 ml de leite morno, se colocar quente estraga o pão, tem que ser uma temperatura que você coloque o dedo e não sinta nenhum desconforto (usei semidesnatado);
2 ovos;
2 colheres (sopa) de açúcar;
1/2 colher (sopa) de sal;
½ pacotinho de fermento biológico seco granulado;
40ml de óleo de soja;
1 colher rasa (sopa) de margarina (usei light).

Bata só para misturar, despeje em uma vasilha grande e vá acrescentando farinha até desgrudar das mãos (cerca de 600 a 700g). Faça os pães no formato que quiser, coloque em assadeira, cubra com um pano de prato umedecido (para não ressecar o pão) e mantenha em local abafado até dobrar de volume.
O forno NÃO deve estar aquecido, ligue-o somente quando for colocar os pães para assar (temperatura 200º), até dourar a superfície.

Minha dica: para o pão crescer bem eu ligo o forno em temperatura máxima por 20 segundos, desligo e coloco a assadeira coberta com o pano de prato úmido dentro dele. Repito isso a cada 15 minutos. Os pães cresceram em menos de 1 hora. Aff que eu tô me sentindo "A padeira"!

Tortinha de Palmito




Recheio de Palmito:
1 vidro de palmito 500g (sem o líquido tem 300g)
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
4 colheres (sopa) de cheiro verde picado
1 colher (sopa) de extrato ou molho de tomate
1 colher (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de parmesão ralado
1/4 de tablete de caldo de legumes dissolvido em 4 colheres (sopa) de água fervente.
3 colheres (sopa) cheias de creme de leite, requeijão ou creme de ricota
Sal e pinta à gosto.

Escorra a água do Palmito e ferva-os por 5 minutos. Retire os palmitos da água e pique-os em rodelas ou pedaços menores. 
Refogue a cebola no azeite em fogo baixo para não dourar, junte o alho em seguida o palmito. Não precisa mexer demais, só misturar. Na sequência, adicione o cheiro verde. Polvilhe a farinha por cima e mexa bem. Junte o extrato de tomate e o caldo de legumes dissolvido. Agora adicione o creme de leite e o parmesão.  Prove e tempere à seu gosto com sal e pimenta. Espere o recheio esfriar para prosseguir.

Abra um círculo de massa, forre a forminha (não precisa untar) coloque o recheio e cubra com outro círculo de massa. Leve passar em forno pré aquecido em 200º. Depois de 10 minutos, retire as tortinhas, pincele ovo batido e volte-as ao forno para dourar.


Eu usei formas p/ tortinhas e a receita rendeu 5 delas que valem por uma refeição. Acredito que dê para fazer umas 15 (ou mais) se usar forma de empada.
Você pode usar o recheio que preferir para a tortinha e esse recheio de palmito também pode ser usado para qualquer salgado assado ou pastel frito.

Sorvete Caseiro (Tipo Industrial)


Depois que aprendi a fazer esse sorvete caseiro, aqui em casa não entra mais sorvete comprado. Nos sorvetes industrializados além da gordura vegetal e da manteiga (sim, leva os dois), existe uma gama de porcarias artificiais que só fazem mal para nosso corpo.

Esse sorvete, é leve e não deixa aquela camada de gordura na boca! Já testei várias receitas de sorvete, mas essa é a que mais se aproxima dos sorvetes industrializados em relação à textura.
Fiz de morango porque é o preferido do marido (quando é que esse homem vai adquirir paladar de gente grande, heim?).
Vamos à receita que é fácil e rende 1 pote de 2l e mais um pote pequeno (deve ter uns 200ml).

1ª etapa
Bata no liquidificador por 3 minutos:
1/2 litro de leite
1 colher de chá de liga neutra
1/2 xícara de açúcar

Coloque em uma assadeira de alumínio ou travessa de vidro pequena e leve ao freezer ou congelador até endurecer. Como o alumínio gela muito mais rápido, em 1 hora está pronta para a próxima etapa.

2ª etapa
Agora utilizaremos a batedeira.
Pique a base congelada com uma faca e coloque os pedaços na tigela grande da batedeira. Adicione:
1/2 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 colher de café de emulsificante
1 colher de pó saborizante ou polpa de frutas (como eu não tinha utilizei 1 pacote de suco em pó clight de morango).

Bata todos os ingredientes por 12 minutos (comece na velocidade mais baixa e vá aumentando). Vai virar uma massa enorme e fofa. Coloque em pote de sorvete ou pote plástico e tampe. É importante que o pote fique cheio até a boca para não criar cristais de gelo. Caso o pote seja maior que a quantidade de sorvete, coloque um pedaço de filme plástico encostado na massa antes de tampar. Leve para congelar.

O resultado foi surpreendente. Nada daqueles sorvetes duros e esfarelentos. Adorei!!!

Para quem não conhece a Liga Neutra serve para unir os ingredientes e o Emulsificante para aerar e dar volume.